1ºDireito: Todos têm direitos seja qual for a sua raça, sexo, língua ou região. Não importando o país onde nasceu, se tem alguma deficiência, se é rico ou pobre.
2ºDireito: Quando um adulto tem qualquer laço familiar ou responsabilidade sobre uma criança, deverá fazer o que for melhor para ela.
3ºDireito: Toda a gente deve reconhecer que tens direito à vida.
4ºDireito: têm direito a um nome e a serem registados, ou seja, o seu nome, o dos seus pais e a data em que nasceu deve ser registada. Têm direito a uma nacionalidade e o direito de conhecer e serem educados pelos seus pais.
5ºDireito: Se os seus pais viverem em países diferentes, têm o direito a regressar e viver junto deles.
6ºDireito: Têm o direito a descobrir coisas e dizer o que pensam através da fala, da escrita, da expressão artística, etc., excepto se, quando o fizerem, estiverem a interferir com o direito dos outros.
7ºDireito: Ninguém deve exercer sobre as crianças qualquer espécie de maus-tratos. Os adultos devem protegê-las contra abusos, violência e negligência. Mesmo os seus pais não têm o direito de lhes maltratar.
8:Direito: Têm direito a um nível de vida digno. Quer dizer que os seus pais devem procurar que não lhe falte comida, roupa, casa, etc. Se os pais não tiverem meios suficientes para estas despesas, o governo deve ajudar.
9ºDireito: Têm direito a ser protegidos contra o consumo e tráfico de droga.
10ºDireito: Ninguém os pode raptar ou vender.
Trabalho Realizado por:
- Ana Maria Brito nº2
- Andreia Picoto nº3
quinta-feira, 11 de dezembro de 2008
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário